ações/componentes
O curso explora o contexto especifico da saúde sexual e reprodutiva do adolescente, oferecendo oportunidades para os docentes lidarem com questões e temas contemporâneos da sexualidade desse grupo. O curso será desenvolvido em 07 (sete) módulos perfazendo um total de 80 horas de atividades, em ambiente virtual, via plataforma moodle, com orientação e direcionamento das atividades pelos tutores, formadores e supervisor de curso.
1ª ETAPA: Estritamente Formativa e Reflexiva
- Dividida em seis módulos de 22 unidades temáticas introduzidas por situações problemas do cotidiano escolar por meio de vídeo aulas que abordam de forma reflexiva cada tema de estudo.
- Carga Horaria: 64 horas, com um tempo de desenvolvimento dos conteúdos de 2 (dois) meses
2ª ETAPA:
- 7º modulo: orientações didáticas e de articulação intersetorial para o norteamento de elaboração de projeto de ação local integrada, que vise à prevenção de IST e AIDS entre os jovens e adolescentes, em atendimento às realidades e demandas locais.
- Carga Horária: 16 horas
A considerar que esse momento deve gerar um produto legítimo a ser implementado na escola local, o participante será motivado a compartilhar com os demais educadores da sua escola. Ademais, o participante deve buscar a legitimação institucional com inclusão no Projeto Político Pedagógico da escola e mobilização dos gestores.
À conclusão dos módulos, os participantes deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e crítica das questões postas sobre saúde sexual do adolescente, em especial sobre a prevenção de IST e AIDS, entendendo-a, sobretudo como interação educacional em saúde, por meio da qual os profissionais de educação e compartilhem conhecimentos e experiências, de modo a construírem novos conhecimentos para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Eles serão capazes de empregar habilidades cognitivas, que permitam a equilibrada interação com os alunos no enfrentamento de riscos e agravos do adolescente no contexto sexual, com base na prevenção, considerando o projeto de ação local integrada.
À conclusão dos módulos, os participantes deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e crítica das questões postas sobre saúde sexual do adolescente, em especial sobre a prevenção de IST
e AIDS, entendendo-a, sobretudo como interação educacional em saúde, por meio da qual os profissionais de educação e compartilhem conhecimentos e experiências, de modo a construírem novos conhecimentos para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Eles serão capazes de empregar habilidades cognitivas, que permitam a equilibrada interação com os alunos no enfrentamento de riscos e agravos do adolescente no contexto sexual, com base na prevenção, considerando o projeto de ação local integrada.
*Estrutura Curricular
COMPONENTES CURRICULARES |
EMENTAS |
CARGA HORÁRIA |
Unidade I Primeiras Palavras |
- Amigo Secreto - Mitos ou Realidade? - Acordos para o trabalho em grupo |
08 |
Unidade 2 A busca de novos caminhos para prevenir DST/AIDS |
- O Corpo tem alguém como recheio - Identidade e estima - Qual educação para qual saúde? - Risco ou vulnerabilidade |
08 |
Unidade 3 Relações de Gênero |
- Identificando estereótipos - A construção social dos gêneros |
08 |
Unidade 4 A sexualidade na vida humana |
- Re-visitando a adolescência - A construção social dos gêneros - Homossexualidade na escola - Violência e abuso sexual - A sexualidade na vida das pessoas com deficiência |
14 |
Unidade 5 Saúde sexual e saúde reprodutiva |
- Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais - Métodos contraceptivos - Direitos sexuais e reprodutivos - Gravidez na adolescência |
14 |
Unidade 6 Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS |
- Sexualidade em tempos de AIDS - Outras doenças sexualmente transmissíveis (além da AIDS) - AIDS e direitos - Discriminação X Solidariedade |
12 |
Unidade 7 Planejamento de uma ação local integrada |
- Escola/Serviço de Saúde/Família: a quem cabe a responsabilidade pela educação em sexualidade? - Articulação Saúde/Educação - Ação no território e intersetorialidade - Avaliar o quê? Quando? Como? Por quê? - Planejamento uma ação local integrada (Parte A) - Planejamento uma ação local integrada (Parte B) |
16 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
80 |
*A avaliação em cada componente curricular, dependendo de sua natureza, pode ser realizada por meio de provas objetivas, trabalhos individuais e em grupo ou relatórios de atividades. O resultado do processo de avaliação deverá ser expresso em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas nos módulos. Para que seja aprovado no curso, o aluno deverá ter pelo menos 75% de presença nas aulas.