Ir direto para menu de acessibilidade.

ações/componentes

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 14h12 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h57 | Acessos: 180

O curso explora o contexto especifico da saúde sexual e reprodutiva do adolescente, oferecendo oportunidades para os docentes lidarem com questões e temas contemporâneos da sexualidade desse grupo. O curso será desenvolvido em 07 (sete) módulos perfazendo um total de 80 horas de atividades, em ambiente virtual, via plataforma moodle, com orientação e direcionamento das atividades pelos tutores, formadores e supervisor de curso.

1ª ETAPA: Estritamente Formativa e Reflexiva

- Dividida em seis módulos de 22 unidades temáticas introduzidas por situações problemas do cotidiano escolar por meio de vídeo aulas que abordam de forma reflexiva cada tema de estudo.

- Carga Horaria: 64 horas, com um tempo de desenvolvimento dos conteúdos de 2 (dois) meses

2ª ETAPA:

- 7º modulo: orientações didáticas e de articulação intersetorial para o norteamento de elaboração de projeto de ação local integrada, que vise à prevenção de IST e AIDS entre os jovens e adolescentes, em atendimento às realidades e demandas locais.

- Carga Horária: 16 horas

A considerar que esse momento deve gerar um produto legítimo a ser implementado na escola local, o participante será motivado a compartilhar com os demais educadores da sua escola. Ademais, o participante deve buscar a legitimação institucional com inclusão no Projeto Político Pedagógico da escola e mobilização dos gestores.

À conclusão dos módulos, os participantes deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e crítica das questões postas sobre saúde sexual do adolescente, em especial sobre a prevenção de IST e AIDS, entendendo-a, sobretudo como interação educacional em saúde, por meio da qual os profissionais de educação e compartilhem conhecimentos e experiências, de modo a construírem novos conhecimentos para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Eles serão capazes de empregar habilidades cognitivas, que permitam a equilibrada interação com os alunos no enfrentamento de riscos e agravos do adolescente no contexto sexual, com base na prevenção, considerando o projeto de ação local integrada.

*Estrutura Curricular

COMPONENTES CURRICULARES

EMENTAS

CARGA HORÁRIA

Unidade I

Primeiras Palavras

- Amigo Secreto

- Mitos ou Realidade?

- Acordos para o trabalho em grupo

Unidade 2

A busca de novos caminhos para prevenir DST/AIDS

- O Corpo tem alguém como recheio

- Identidade e estima

- Qual educação para qual saúde?

- Risco ou vulnerabilidade

Unidade 3

Relações de Gênero

- Identificando estereótipos

- A construção social dos gêneros

Unidade 4

A sexualidade na vida humana

- Re-visitando a adolescência

- A construção social dos gêneros

- Homossexualidade na escola

- Violência e abuso sexual

- A sexualidade na vida das pessoas com deficiência

14

Unidade 5

Saúde sexual e saúde reprodutiva

- Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais

- Métodos contraceptivos

- Direitos sexuais e reprodutivos

- Gravidez na adolescência

14

Unidade 6

Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS

- Sexualidade em tempos de AIDS

- Outras doenças sexualmente transmissíveis (além da AIDS)

- AIDS e direitos

- Discriminação X Solidariedade

12

Unidade 7

Planejamento de uma ação local integrada

- Escola/Serviço de Saúde/Família: a quem cabe a responsabilidade pela educação em sexualidade?

- Articulação Saúde/Educação

- Ação no território e intersetorialidade

- Avaliar o quê? Quando? Como? Por quê?

- Planejamento uma ação local integrada (Parte A)

- Planejamento uma ação local integrada (Parte B)

16

CARGA HORÁRIA TOTAL

80

*A avaliação em cada componente curricular, dependendo de sua natureza, pode ser realizada por meio de provas objetivas, trabalhos individuais e em grupo ou relatórios de atividades. O resultado do processo de avaliação deverá ser expresso em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas nos módulos. Para que seja aprovado no curso, o aluno deverá ter pelo menos 75% de presença nas aulas.