O curso explora o contexto especifico da saúde sexual e reprodutiva do adolescente, oferecendo oportunidades para os docentes lidarem com questões e temas contemporâneos da sexualidade desse grupo. O curso será desenvolvido em 07 (sete) módulos perfazendo um total de 80 horas de atividades, em ambiente virtual, via plataforma moodle, com orientação e direcionamento das atividades pelos tutores, formadores e supervisor de curso.

1º ETAPA: Estritamente Formativa e Reflexiva

- Dividida em seis modulos de 22 unidades temáticas introduzidas por situações problemas do cotidiano escolar por meio de vídeo aulas que abordam de forma reflexiva cada tema de estudo.

- Carga Horaria: 64 horas, com um tempo de desenvolvimento dos conteúdos de 2 (dois) meses

2º ETAPA:

- 7º modulo: orientações didáticas e de articulação intersetorial para o norteamento de elaboração de projeto de ação local integrada, que vise à prevenção de DST e AIDS entre os jovens e adolescentes, em atendimento às realidades e demandas locais.

- Carga Horaria: 16 horas

A considerar que esse momento deve gerar um produto legítimo a ser implementado na escola local, o participante será motivado a compartilhar com os demais educadores da sua escola. Ademais, o participante deve buscar a legitimação institucional com inclusão no Projeto Político Pedagógico da escola e mobilização dos gestores.

À conclusão dos módulos, os participantes deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e crítica das questões postas sobre saúde sexual do adolescente, em especial sobre a prevenção de DST e AIDS, entendendo-a, sobretudo como interação educacional em saúde, por meio da qual os profissionais de educação e compartilhem conhecimentos e experiências, de modo a construírem novos conhecimentos para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Eles serão capazes de empregar habilidades cognitivas, que permitam a equilibrada interação com os alunos no enfrentamento de riscos e agravos do adolescente no contexto sexual, com base na prevenção, considerando o projeto de ação local integrada.

À conclusão dos módulos, os participantes deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e crítica das questões postas sobre saúde sexual do adolescente, em especial sobre a prevenção de DST

e AIDS, entendendo-a, sobretudo como interação educacional em saúde, por meio da qual os profissionais de educação e compartilhem conhecimentos e experiências, de modo a construírem novos conhecimentos para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Eles serão capazes de empregar habilidades cognitivas, que permitam a equilibrada interação com os alunos no enfrentamento de riscos e agravos do adolescente no contexto sexual, com base na prevenção, considerando o projeto de ação local integrada.

*Estrutura Curricular

COMPONENTES CURRÍCULARES

EMENTAS

CARGA HORÁRIA

Unidade I

Primeiras Palavras

 -Amigo Secreto

_Mitos ou Realidade?

_Acordos para o trabalho em grupo

 08

Unidade 2

A busca de novos caminhos para prevenir DST/AIDS

 _O Corpo tem alguém como recheio

_Identidade e estima

_Qual educação para qual saúde?

_Risco ou vulnerabilidade

 08

Unidade 3

Relações de Gênero

 _Identificando estereótipos

_A construção social dos gêneros

 08

Unidade 4

A sexualidade na vida humana

 _Re-visitando a adolescência

_A construção social dos gêneros

_Homossexualidade na escola

_Violência e abuso sexual

_A sexualidade na vida das pessoas com deficiência

 14

Unidade 5

Saúde sexual e saúde reprodutiva

 _Anatomia e fisiologia dos orgãos sexuais

_Métodos contraceptivos

_Direitos sexuais e reprodutivos

_Gravidez na adolescência

 14

Unidade 6

Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS

 _Sexualidade em tempos de AIDS

_Outras doenças sexualmente transmissíveis (além da AIDS)

_AIDS e direitos

_Discriminação X Solidariedade

 12

Unidade 7

Planejamento de uma ação local integrada

 _Escola/Serviço de Saúde/Família: a quem cabe a responsabilidade pela educação em sexualidade?

_Articulação Saúde/Educação

_Ação no território e intersetorialidade

_Avaliar o quê? Quando? Como? Por quê?

_Planejamento uma ação local integrada (Parte A)

_Planejamento uma ação local integrada (Parte B)

 16

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

 80

 *A avaliação em cada componente curricular, dependendo de sua natureza, pode ser realizada por meio de provas objetivas, trabalhos individuais e em grupo ou relatórios de atividades. O resultado do processo de avaliação deverá ser expresso em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas nos módulos. Para que seja aprovado no curso, o aluno deverá ter pelo menos 75% de presença nas aulas.